terça-feira, 11 de outubro de 2011

FUTEBOL APODIENSE: É POSSÍVEL RESGATAR?


Não é raro ouvirmos desportistas locais comentando (e às vezes até lamentando), que o nosso Apodi, já teve excelentes futebolistas e que, atualmente, não há nenhuma referência neste esporte, não havendo, portanto, em quem as crianças, adolescentes e jovens se espelharem. Para aguçarmos nossa memória, podemos citar como exemplos desses atletas, nomes como o de Erivan Lima, Cícero, Jeová, Nego de Lalá, Edilson, Nenen Mossoró, Dedé da Sucam, Neto Romão, Luis Rêgo, Tantico, Jau... De gerações mais recentes, resgatamos ótimas lembranças de uma turminha boa de bola que teve grande influência de nomes como os citados acima, composta por Francisquinho, Sueldo, Deto (in memória), Chico Alves, Zé de Nenzinha, Dorval, Môzer, Céliton. Já esta última espelhou ótimos atletas como Verinho, Onésimo, Pretinho (in memória), entre outros.

Pensando no resgate do futebol do nosso Apodi, a União Vale do Apodi – UNIVAP -, através do Projeto UNIVAP FUTEBOL FUTURO, está em plena atividade, proporcionando aos garotos com faixa etária de 13 a 17 anos, a possibilidade de aprender e/ou otimizar o potencial futebolístico desses adolescentes e jovens, bem como privilegiar pela implementação e aquisição de valores atualmente em desuso pelas novas gerações, como o respeito mútuo, a boa convivência, o trabalho em equipe, a solidariedade, o companheirismo, a responsabilidade, enfim, contribuir, também, para a formação do cidadão.

Todavia, não será possível obter resultados positivos a médio e longo prazo se convivemos com dificuldades gritantes. Partindo do princípio de que gerações mais experientes inspiram gerações mais novas, entendemos que as crianças, os adolescentes e os jovens de hoje necessitam de referências. Pensando nisso e procurando elaborar um RAIO X do panorama futebolístico local, não estamos conseguindo mapear equipes e nomes que possam servir de motivação para a formação e surgimento de novos valores.

Diante de problemas freqüentes e recorrentes, refletimos e nos indagamos: é possível resgatar o nosso futebol? Não resgataremos o nosso futebol se continuarmos incessantemente com a cultura do imediatismo. Não vamos conseguir se persistirmos interrompendo projetos por falta de apoio de toda ordem. Não vamos conseguir enquanto atletas atuais não se comportarem como exemplos a serem seguidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário